Início

TUDO EM PROL DO ARTESÃO RIOVERDENSE


O fomento e a defesa dos interesses dos Artesãos Rioverdenses na execução de atividades artesanais e culturais no âmbito do Estado de Goiás, tendo por filosofia: a solidariedade, o auxílio mútuo e o desenvolvimento de projetos culturais e sociais, observando os princípios da legalidade, transparência, impessoalidade, moralidade, economicidade e da eficiência, sem discriminação de raça, cor, gênero, religião ou classe social.

FILIAÇÃO



COMO SE FILIAR NA VILA DO ARTESANATO


  1. Entrar em contato com a Associação Vila do Artesanato para agendar visita para esclarecimento quanto à adesão e forma de pagamento quanto à filiação, através do E-mail viladoartesanatorv@gmail.com .
  2. A adesão de cada associado através de solicitação à Associação, só será efetivada mediante prova de feitura feita no local de trabalho ou ateliê do artesão, com fotos ou vídeos para registros da associação.
SEDE DA ASSOCIAÇÃO

Rua Rc 01 esquina com Rc 20 Qd. 15 Lt 14 , nº 08 -
Bairro Residencial Canãa
Cep: 75.909-715 - Rio Verde – Goiás - BRASIL
Fone: (64) 8413-2615 ou (64) 9216-0618
E-mail: viladoartesanatorvc@gmail.com
Responsável pelo atendimento:Maria Aparecida
De segundas a sextas feiras das 13 horas às 18 horas


AS SOLICITAÇÕES DE ADESÕES DE ASSOCIADOS poderão ser feitos diretos à Secretaria Geral da Associação pelo E-mail : viladoartesanatorv@gmail.com


quinta-feira, 27 de março de 2014

Artesãos e Trabalhadores Manuais criam Cooperativa e elegem 1ª diretoria

 
 
 
 Artesãos e Trabalhadores Manuais criam Cooperativa e elegem 1ª diretoria

Artesãos e trabalhadores manuais da Capital e interior do Estado consolidaram a criação da Cooperativa dos Artesãos e Trabalhadores Manuais do Estado de Goiás-Cartago, em reunião com a presença de representantes de vários municípios do Estado, entre eles Alexânia, Caldas Novas, Olhos d'Água, Anápolis, Vianópolis, Silvânia, Catalão, Aparecida de Goiânia, Cocalzinho, Rio Verde, Itapirapuã, Cidade de Goiás e Pirenópolis. Após a formalização da entidade, os novos associados promoveram a eleição da primeira diretoria que terá a seguinte composição:

Presidente - Maria Aline Barros Pettersen - Goiânia
Vice- presidente- Maria Aparecida da Silva - Rio Verde
Vice-presidente- Maria da Silva Santos Oliveira - Goiânia
Vice- presidente- Maria Delma de Melo - Pirenópolis
Tesoureira-Simone Cabral de Oliveira - Goiânia
Tesoureiro-adjunto-Eduardo Bonfim de Oliveira - Cidade de Goiás
Secretária- Amélia Cristina Abrão Pacheco - Goiânia
Secretária-adjunta- Silvana Cristina Lopes de Castro - Goiânia

A criação da Cooperativa foi possível, segundo os artesãos, pelo apoio recebido das associações de artesãos municipais, secretarias de Cultura dos municípios e da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio, que tem desenvolvido um trabalho criterioso de cadastramento dos artesãos e trabalhadores manuais em cada município de origem, e mobilizado as diferentes categorias de criadores culturais para uma participação coletiva de eventos e manifestações culturais e comerciais. "Embora já existisse a convicção da importância de uma entidade de representação estadual, essa mobilização para o cadastramento para a Carteira Nacional de Trabalhadores Manuais e Artesãos motivou as catagorias para a criação da Cartago", diz o gerente de APL e Artesanato da SIC, André Franco.
A intenção agora é interiorizar esse movimento pela associação em cooperativa, e criar as regionais da Cartago em todos os municípios, o que fortalecerá a categoria, tornando-a independente do município que hoje a gere. "O caminho deverá ser o mesmo seguido hoje pelos artesãos do Rio Grande do Sul e de Pernambuco e a expectativa é que, em um ano, 5 mil artesãos já estejam cooperados", diz um dos artesãos. Através das cooperativas, artesãos e trabalhadores manuais esperam estreitar as relações com os setores importantes para eles, que lhes possibilitem o acessos a benefícios sociais e trabalhistas, além de comercializarem seus produtos na legalidade, emitindo nota fiscal, obterem profissionalização e dignidade, no entender dos novos cooperados. De acordo com a nova diretoria, todos os artesãos e trabalhadores que se cadastraram para a Carteira Nacional se dispõem a participar da cooperativa estadual. Segundo André Franco, já passam dos 1.300 os cadastrados em cerca de 50 municípios goianos.


Vera Lucia Fonseca, jornalista - 0523JP
Comunicação Setorial da SIC - (62) 3201-5520
veralucia.fonseca@hotmail.com
Goiânia, 27 de março de 2014

Foto: Jayr Inácio





Nenhum comentário:

Postar um comentário