Início

TUDO EM PROL DO ARTESÃO RIOVERDENSE


O fomento e a defesa dos interesses dos Artesãos Rioverdenses na execução de atividades artesanais e culturais no âmbito do Estado de Goiás, tendo por filosofia: a solidariedade, o auxílio mútuo e o desenvolvimento de projetos culturais e sociais, observando os princípios da legalidade, transparência, impessoalidade, moralidade, economicidade e da eficiência, sem discriminação de raça, cor, gênero, religião ou classe social.

FILIAÇÃO



COMO SE FILIAR NA VILA DO ARTESANATO


  1. Entrar em contato com a Associação Vila do Artesanato para agendar visita para esclarecimento quanto à adesão e forma de pagamento quanto à filiação, através do E-mail viladoartesanatorv@gmail.com .
  2. A adesão de cada associado através de solicitação à Associação, só será efetivada mediante prova de feitura feita no local de trabalho ou ateliê do artesão, com fotos ou vídeos para registros da associação.
SEDE DA ASSOCIAÇÃO

Rua Rc 01 esquina com Rc 20 Qd. 15 Lt 14 , nº 08 -
Bairro Residencial Canãa
Cep: 75.909-715 - Rio Verde – Goiás - BRASIL
Fone: (64) 8413-2615 ou (64) 9216-0618
E-mail: viladoartesanatorvc@gmail.com
Responsável pelo atendimento:Maria Aparecida
De segundas a sextas feiras das 13 horas às 18 horas


AS SOLICITAÇÕES DE ADESÕES DE ASSOCIADOS poderão ser feitos diretos à Secretaria Geral da Associação pelo E-mail : viladoartesanatorv@gmail.com


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Campanha de Rio Verde Para o Cadastramento de Artesãos.

SIC entrega Carteira Nacional do Artesão e Trabalhador Manual em Pirenópolis
20/02/2014 16h12 - Atualizado em 20/02/2014 16h14 

 A Secretaria de Estado de Indústria e Comércio fará a entrega nesta quinta-feira, 20, as 217 unidades da Carteira Nacional do Trabalhador Manual aos 41 inscritos nas cidades de Jataí, aos 60 inscritos em Mineiros e aos 116 inscritos em Pirenópolis. Nesta última cidade, a entrega será feita pelo Governador Marconi Perillo, durante a realização do Governo Junto de Você. O trabalho de cadastramento dos artesãos e trabalhadores manuais está sendo feito no estande da SIC, dando continuidade ao atendimento iniciado nos dias 06, 07 e 08 deste mês, quando então se cadastraram na 116 artesãos e trabalhadores manuais.

Além dessa entrega solene do documento oficial aos artesãos, que os identifica junto ao Ministério de Micro e Pequenas Empresas do Governo Federal como profissionais do artesanato e das atividades artísticas manuais, a Secretaria, através gerência de APLs e do Artesanato da Superintendência de Micro e Pequenas Empresas, permanece em Pirenópolis durante esses dias de realização do Governo Junto de Você com a exposição do artesanato goiano, paralelamente ao cadastramento.


Um documento que traz benefícios aos artesãos


A campanha bem sucedida de cadastramento de artesãos e trabalhadores manuais feita na cidade de Rio Verde despertou mobilização da imprensa, autoridades e Fórum Empresarial local, entidades ligadas às atividades de artesanato, uma festa com coffee break ,e a presença do Governador Marconi Perillo na entrega das Carteiras aos inscritos. "As expectativas de procura para o evento de Pirenópolis são ainda melhores, pois até o momento foi a cidade onde se registrou a maior busca pelo cadastramento", acredita o gerente de APL e de Artesanato da SIC, André Franco.

A Carteira Nacional do Trabalhador Manual do Ministério de Micro e Pequenas Empresas do Governo Federal, foi instituída pelo então Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em 2010, e posteriormente teve sua gestão transferida para o Ministério de Micro e Pequenas Empresas do Governo Federal, em 2013. Ao final deste mesmo ano foi adotada pioneiramente pelo Governo de Goiás, para ser implementada de fato como instrumento de identificação e cadastro de todo o setor de artesanato goiano. Como benefício, o artesão tem garantido o benefício fiscal do desconto de 12% de ICMS na comercialização dos seus produtos em todo o território nacional.


Uma Carteira de benefícios


Além do benefício fiscal, que é um atrativo importante na economia dos produtores, a Carteira Nacional do Trabalhador Manual tem em Goiás, como lembra o Secretário Rafael Lousa, "a finalidade de incluir artistas e artesãos em todo o processo produtivo, linhas de financiamentos, estrutura logística, qualificação profissional existente à disposição nos governos e aos quais não tinham acesso". O superintendente de Micro e Pequenas Empresas da SIC, Thiago Peixoto, soma a estas, outras vantagens inclusivas decorrentes do fato de, estando os artesãos ligados às entidades oficiais, "poderem contar com benefícios como a divulgação das suas obras em catálogos e meios de comunicação; presença no comércio exterior, feiras e eventos nacionais e internacionais, entre outras ações que temos feito para apoiar esse importante setor produtivo", diz Peixoto.

A Carteira Nacional do Trabalhador Manual possibilita ainda condições para que os produtores tenham acesso a padronizações técnicas e logísticas facilitadoras da inserção dos seus produtos nos mercados; mais apoio para a comercialização nos pontos oficiais de venda e a facilitação a linhas de crédito e aos recursos disponíveis em todos os âmbitos dos governos Federal, Estaduais e Municipais.

"A boa aceitação da Carteira Nacional do Trabalhador Manual em todo o Estado, em espaço de tempo tão curso, menos de um ano de sua implementação no Estado de Goiás é uma confirmação do sucesso de sua proposta", avalia o Rafael Lousa.



Vera Lucia Fonseca, jornalista - 0523JP

Comunicação Setorial da SIC


http://www.sic.goias.gov.br/post/ver/173337/sic-entrega-carteira-nacional-do-artesao-e-trabalhador-manual-em-pirenopolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário