Início

TUDO EM PROL DO ARTESÃO RIOVERDENSE


O fomento e a defesa dos interesses dos Artesãos Rioverdenses na execução de atividades artesanais e culturais no âmbito do Estado de Goiás, tendo por filosofia: a solidariedade, o auxílio mútuo e o desenvolvimento de projetos culturais e sociais, observando os princípios da legalidade, transparência, impessoalidade, moralidade, economicidade e da eficiência, sem discriminação de raça, cor, gênero, religião ou classe social.

FILIAÇÃO



COMO SE FILIAR NA VILA DO ARTESANATO


  1. Entrar em contato com a Associação Vila do Artesanato para agendar visita para esclarecimento quanto à adesão e forma de pagamento quanto à filiação, através do E-mail viladoartesanatorv@gmail.com .
  2. A adesão de cada associado através de solicitação à Associação, só será efetivada mediante prova de feitura feita no local de trabalho ou ateliê do artesão, com fotos ou vídeos para registros da associação.
SEDE DA ASSOCIAÇÃO

Rua Rc 01 esquina com Rc 20 Qd. 15 Lt 14 , nº 08 -
Bairro Residencial Canãa
Cep: 75.909-715 - Rio Verde – Goiás - BRASIL
Fone: (64) 8413-2615 ou (64) 9216-0618
E-mail: viladoartesanatorvc@gmail.com
Responsável pelo atendimento:Maria Aparecida
De segundas a sextas feiras das 13 horas às 18 horas


AS SOLICITAÇÕES DE ADESÕES DE ASSOCIADOS poderão ser feitos diretos à Secretaria Geral da Associação pelo E-mail : viladoartesanatorv@gmail.com


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Parabéns Rio Verde - Goiás, pela brilhante participação através da Vila do Artesanato - Associação de Artesãos de Rio Verde - Goiás

A Vila do Artesanato esteve presente e irá para a próxima feira em Caldas Novas - GO

 

Artesanato goiano é destaque na Feira do Artesanato Mundial

By on junho 14, 2013
0
IMG_4074
Com volume de negócios na ordem de R$ 2 milhões, a Feira do Artesanato Mundial – FAM, realizada no Centro Cultural Oscar Niemeyer em maio desta ano, surpreendeu organizadores e principalmente artesãos goianos. Público estimado em 70 mil pessoas e também a presença de diversas autoridades governamentais como a primeira dama, Valéria Perillo, considerada a madrinha do artesanato goiano e do prefeito Evandro Magal sinalizaram reconhecimento da qualidade do artesanato. Como resultado, Caldas Novas receberá uma edição da FAM em julho e no mês do aniversário de Goiânia, em outubro, a capital sediará novamente o evento.

Dos 90 estandes instalados numa área de 726 metros quadrados, onde também estiveram representados diversos países e estados brasileiros, Goiás ocupou um espaço de 150 metros quadrados.

Artesão desde os oito anos de idade, o hoje empresário Marcos Cortes da Silva, que atua com o artesanato mineral de Cristalina, disse que o evento superou suas expectativas. “Foi através da parceria com a Central do Artesanato Goiano, programa da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio, que nós artesãos goianos, tivemos a oportunidade de participar do evento. O retorno em vendas foi excelente. Com um produto que em nada deixou a desejar em relação aos demais países realizamos vendas no atacado e também negócios que não irão se restringir ao evento”, destaca o empresário.

Opinião compartilhada pela artesã Lourdes Jordão de Piracanjuba, que há 35 anos trabalha na produção de bijuterias, decoração e utilidades para o lar, feitos em cerâmica vitrificada. “Foi bastante positivo a divulgação gratuita do trabalho. Não teria condições de pagar e a feira oportunizou contatos positivos e futuras encomendas”, comemora.

Entre os artigos mais comercializados no evento, peças de artesãos de cidades como Anápolis, Pirenópolis, Hidrolândia, Piracanjuba, Cristalina, Cidade de Goiás, Rio Verde, Orizona, Jataí, Caiapônia, Uruaçu, bem como produções exclusivas de artesãos de Goiânia, Aparecida de Goiânia e do Entorno de Brasília (Alexânia, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás e Luziânia). A coordenadora do programa de artesanato da Secretaria da Indústria e Comércio Beatriz Athayde lembrou o desafio de selecionar entre mais de mil artesãos goianos cadastrados uma mostra atrativa e abrangente do que é produzido pelo Estado. “Conseguimos apresentar a beleza e o crescimento do artesanato goiano para um público especializado, ávido por consumir novidades e principalmente, a capacidade de expansão e geração de renda do nosso artesanato”.

Um dos estandes com maior movimento na Feira foi o do grupo  Girau dos Saberes, da Universidade Federal de Goiás. O projeto tem como objetivo promover a organização de grupos de trabalhos em torno de uma produção artesanal coletiva em comunidades Quilombolas no território Kalunga. São confeccionados desde tecelagem com fibras e sementes a bordados e a utilização de plantas medicinais.  Segundo uma das coordenadoras do projeto, Maria Teresa Gomes, a feira  foi uma oportunidade de apresentar o projeto ao goianiense. “Mostramos a arte dos Quilombolas, o que gera renda e perspectivas ao grupo”. Quem também se emocionou com a repercussão foi a artesã Adelice Farias da Silva. “Nossa história, a arte de nossos antepassados não vão se perder com os anos e na FAM mostramos o quanto nosso trabalho é importante para cada membro da comunidade”, sorriu a artesã.

Quem acompanhou o evento muito de perto foi o gerente de Arranjos Produtivos Locais da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio, André Franco. Entre os pontos fortes, ele destacou o alto retorno em vendas, revestido integralmente para o artesão goiano, a localização do evento e também o público diferenciado, que valorizou bastante o artesanato regional. Isto porque, segundo informou, os expositores goianos alcançaram faturamento equivalente a participações em grandes feiras nacionais, consolidadas mundialmente. “A FAM também evidenciou parte das ações que são desenvolvidas na Casa do Artesanato, um trabalho ativo e permanente, que tem como missão levar a marca do artesão goiano por todo o país, mas muitas vezes é desconhecido localmente. Quem conheceu o espaço durante a feira sabe onde encontrar o melhor do artesanato goiano”, explicou o gerente.


Itinerante
Além de Goiás, a Feira do Artesanato Mundial ocorrerá nos próximos meses, nas cidades de Belém, Manaus, Santarém, São Luiz e Terezina. Como novidade para os goianos, a Charph Eventos, responsável por alguns dos mais importantes eventos de artesanato do Brasil e também pela FAM, já confirmou duas edições do evento ainda este ano. Em Caldas Novas o artesanato mundial e também goiano poderão ser conferidos entre os dias 9 e 21 de julho.


 
       Fonte de notícias :  http://goiasempresas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário